Prefeita de Santana dos Garrotes participa de entrega do Parque Nacional da Serra do Teixeira e destaca a importância da preservação da área


Em 17/09/2025

 



A prefeita Santana dos garrotes, Paloma Kenned participou na noite desta terça-feira (16), na cidade de São José do Bonfim, da solenidade de entrega oficial do Parque Nacional da Serra de Teixeira, uma grande área de preservação composta por vários municípios da região da Serra do Teixeira e do Vale do Piancó.

O evento contou com a presença de autoridades nacionais, estaduais e dos municípios que fazem parte do Parque Nacional.  Esta Área de preservação foi criada no início do mês de junho de 2023, após assinatura do presidente Luís Inácio Lula da Silva, em solenidade realizada em Brasília com a presença do governador João Azevêdo, e conta com 12 municípios paraibanos, sendo o primeiro do estado a ser oficializado pelo Governo Federal.

Água Branca, Cacimba de Areia, Catingueira, Imaculada, Juru, Mãe D’Água, Maturéia, Olho D’Água, Santa Teresinha, Santana dos Garrotes, São José do Bonfim e Teixeira, somam 61.095 hectares e juntos ganham a missão de proteger  a biodiversidade da Caatinga, com ecossistemas únicos, incluindo o famoso Pico do Jabre, que será gerido pelo ICMBio, órgão de proteção pertencente ao Governo Federal.

Santana dos Garrotes faz parte do Parque Nacional da Serra do Teixeira, com uma grande extensão territorial, devendo se tornar um centro de visitação de observadores de proteção e preservação da Caatinga e de sua rica biodiversidade, incluindo espécies ameaçadas de extinção e recursos hídricos importantes como as nascentes de rios. 

Além da conservação, o parque também tem como objetivo promover o turismo ecológico, a realização de pesquisas científicas e atividades de educação ambiental, garantindo assim o desenvolvimento sustentável da região.

Segundo a prefeita Paloma Kenned, o Parque Nacional da Serra do Teixeira, irá oportunizar a Santana dos Garrotes, um aumento no fluxo de turistas de várias partes do país e até do mundo, para conhecer a nossa biodiversidade, e realizar estudos sobre a nossa convivência com o semiárido nordestino, com isso gerando mais empregos e renda no município.