Pesquisa aponta empate técnico entre pré candidatos a Prefeitura de São Paulo; veja os números


Em 27/06/2024

 



São Paulo – O prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSol) aparecem tecnicamente empatados na disputa à Prefeitura da capital paulista em cinco cenários testados pela pesquisa eleitoral Genial/Quaest, divulgada na manhã desta quinta-feira (27/6). Em todos eles, o prefeito está numericamente à frente do psolista.

No principal cenário, com 11 pré-candidatos, Nunes apresenta 22% das intenções de votos e Boulos, 21%. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O apresentador José Luiz Datena (PSDB) aparece em terceiro lugar, com 17%, seguido do coach Pablo Marçal (PRTB), com 10%, e da deputada Tabata Amaral (PSB), com 6%. Pré-candidatos de partidos nanicos, Altino Prazeres (PSTU) e Fernando Fantauzzi (DC) não pontuaram.

Confira o levantamento completo Genial/Quaest:

  • Ricardo Nunes (MDB) – 22%
  • Guilherme Boulos (PSol) – 21%
  • Datena (PSDB) – 17%
  • Pablo Marçal (PRTB) – 10%
  • Tabata Amaral (PSB) – 6%
  • Marina Helena (Novo) – 4%
  • Kim Kataguiri (União) – 3%
  • João Pimenta (PCO) – 1%
  • Ricardo Senese (UP) – 1%
  • Indecisos – 7%
  • Branco/nulo/não vai votar – 8%

Na pesquisa, Nunes apresenta maior intenção de votos entre os homens (23%) e na faixa etária acima dos 60 anos (31%). Boulos, por sua vez, pontua melhor entre as mulheres (23%) e na faixa entre 35 e 59 anos (23%).

Datena lidera as intenções de votos entre eleitores que possuem faixa de renda de até dois salários mínimos (26%). Nunes lidera entre quem recebe de dois a cinco salários mínimos (23%), e empata com Boulos entre o eleitorado que ganha acima de cinco salários mínimos (23%).

A pesquisa entrevistou presencialmente 1.002 eleitores da capital paulista entre os dias 22 e 26 de junho e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-08653/2024. Foi o primeiro levantamento do Quaest para as eleições na cidade em 2024.

Outros cenários

Em um segundo cenário, testado sem a presença de Pablo Marçal, com quem divide o eleitorado mais à direita, Nunes aparece com 25% e Boulos com 23%. Em outro, sem Datena, mas com o coach, o prefeito apresenta 28% e Boulos, 24%.

O prefeito amplia a diferença para Boulos em uma simulação sem Marçal e sem Datena. Nele, Nunes surge com 30% e Boulos apresenta 25%.

A presença do apresentador nestas eleições ainda é incerta, apesar de Datena declarar que, desta vez, entrará “para valer” na disputa. Ele já desistiu de pré-candidaturas quatro vezes e tem até domingo (30/6) para deixar de apresentar seu programa diário na TV Bandeirantes. O Metrópoles apurou que o apresentador pediu para tirar férias a partir desta quinta com o intuito de focar em sua pré-campanha.

Segundo turno

Nunes sairia vitorioso em todos os cenários de segundo turno testados pelo instituto Quaest. Contra Boulos, ele venceria por 46% a 34%, mesmo resultado apresentado em um eventual segundo turno contra Datena.

A maior diferença foi observada contra Pablo Marçal, com o prefeito apresentando 48% das intenções de votos e o coach, 22%. Contra Tabata, Nunes aparece com 46% e a pessebista com 27%.

Boulos venceria Marçal por 41% a 30%, mas sairia derrotado por Datena por 43% a 30%.

 

 

Metropoles