Daniel Galdino confirma que vai disputar a eleição para deputado estadual em 2026 e Piancó poderá voltar à ALPB após 40 anos
Em 31/10/2024
O prefeito de Piancó, Daniel Galdino, confirmou que pretende disputar uma das vagas para deputado estadual em 2026. Com uma aprovação recorde em sua gestão à frente da prefeitura, e uma vitória expressiva do seu candidato Júlio Eduardo, eleito prefeito, Daniel Galdino se credenciou para o pleito vindouro.
Aos 36 anos de idade, o prefeito piancoense deixa a prefeitura em 31 de dezembro, após oito anos de gestão, e acumulando vitórias politicas consecutivas na cidade. Segundo analistas da política local, Daniel vive o seu melhor momento, desde a entrada na vida pública.
Herdeiro político do seu avô, ex prefeito Gil Galdino, e da sua mãe, Flávia Serra Galdino, que governou Piancó, por oito anos, sendo considerada até os dias atuais, como a maior líder política piancoense, Daniel Galdino, reúne a juventude da sua idade e a experiência de ter nascido, convivido e disputado eleições, sem experimentar uma derrota sequer.
Advogado e as vésperas de concluir o curso de medicina, o jovem prefeito piancoense, transita com muita habilidade nas mais diversas camadas políticas do estado, sendo respeitado por nomes expressivos à exemplo; do governador João Azevedo, que reconhece a liderança e a capacidade de Daniel, para chegar a ALPB.
Desde a década de oitenta, Piancó não tem um deputado radicado na cidade. Ademar Teotônio Leite Ferreira, foi o último deputado estadual genuinamente piancoense (1986), época em que a região do Vale do Piancó, desfrutava de muito prestígio junto aos governantes da época.
Desde então, a cidade mais antiga do Vale do Piancó, amarga a aventura de votar em deputados de outras regiões, pagando um preço político alto, em virtude da falta de lideranças com musculatura para chegar a Casa de Epitácio Pessoa.
Em 2025, logo após deixar a prefeitura, Daniel Galdino, deverá reunir amigos, correligionários, e lideranças políticas da região, para comunicar a sua decisão e buscar apoios para as eleições de 2026. A data e o lugar ainda não foram confirmados pela sua assessoria.