Oposição quer moção de repúdio a Janja após ofensas a Musk
Em 18/11/2024
Deputados da oposição ao governo Lula apresentaram pedidos de moções de repúdio à primeira-dama Janja após ela afirmar não ter medo de Elon Musk e atacar o bilionário no final de semana usando a expressão “fuck you”, o equivalente a “vá se foder” em português.
Dono do X (antigo Twitter), Musk reagiu nas redes sociais e disse que o grupo político de Janja e Lula “vão perder as próximas eleições”.
Janja acatou Musk durante painel do G20 Social, no Rio de Janeiro, enquanto ela discursava sobre regulamentação das plataformas digitais. A falta irritou, inclusive, integrantes do Palácio do Planalto que viram no ato uma atitude desnecessária da primeira-dama.
Vai sobrar para Mauro Vieira
Nesta segunda-feira, 18, pelo menos três deputados apresentaram pedidos de moção de repúdio: Gustavo Gayer (PL-GO), Evair de Melo (PP-ES) e Zé Trovão (PL-SC). A oposição também pedirá a convocação do ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, para explicar as implicações ao Brasil deste episódio
“A manifestação pública em questão, amplamente divulgada pela mídia nacional e internacional, trouxe grave prejuízo à imagem do Brasil”, disse o deputado Evair de Melo no seu pedido de moção de repúdio.
“O Brasil é reconhecido por sua capacidade de diálogo e por sua postura conciliatória nas relações exteriores. Incidentes como estes podem prejudicar futuras negociações diplomáticas e comerciais, não apenas com os Estados Unidos, além de criar desnecessários desgastes com lideranças e empresários de relevância global”, declarou Zé Trovão.
Os entreveros de Janja e Musk
Esse não foi o primeiro embate entre Janja e Musk.
Em dezembro de 2023, depois de ter sua conta no X hackeada, Janja defendeu a regulamentação das plataformas digitais por considerar que as redes sociais estava “acima da lei” no Brasil.
Na ocasião, os hackers invadiram o perfil da primeira-dama no antigo Twitter e publicaram deboches a Janja, a Lula e ao ministro do STF Alexandre de Moraes.
O Antagonista